Asè Festival celebra cultura negra em 12 dias de programação gratuita

Evento nasce com a finalidade de visibilizar a cultura negra e indígena

Asè Festival celebra cultura negra em 12 dias de programação gratuita

Foto: DIVULGAÇÃO - Entre as atrações, o espetáculo 'Meus Cabelos de Baobá'

Da Reportagem Local
Publicado em 17/11/2021

Celebrando a cultura, a arte, o empreendedorismo e a ancestralidade negra e indígena, começa nesta quarta-feira, dia 17 de novembro, o Asè Festival Cultural, que em sua primeira edição acontece de forma 100% online e gratuita, no YouTube e no Instagram. Serão 12 dias de programação, envolvendo 48 atividades, entre apresentações artísticas, oficinas e exibição de uma série documental produzida especialmente para o projeto. Para acompanhar não é preciso fazer inscrição.

Idealizado pelas artistas Jaqueline Cardoso e Beta Cunha, de São José do Rio Preto, o evento nasce com a finalidade de visibilizar a cultura negra e indígena, mostrando suas pluralidades e potencialidades, além de difundir conhecimento sobre a religiosidade de matriz africana, buscando promover o intercâmbio entre grupos, artistas e mestres dessas tradições, pais e mães de santo.

Entre as atrações, a série documental 'Orixás e Entidades, o Poder da Natureza', em 12 episódios, tem como proposta fazer ecoar as vozes dos povos de religiões afro ameríndias, apresentando depoimentos de mestres e mestras de saberes do candomblé e umbanda, entre babalorixás, yalorixás, padrinhos e madrinhas de umbanda e ogãs.

A curadoria foi realizada pela poeta Mayara Isis, pelo compositor Jeff Santanielo e a atriz e bailarina Andrea Capelli. A programação conta com atrações selecionadas e convidadas.  A programação será transmitida pelo YouTube e Instagram http://bit.ly/YouTubeAseFestival e @asefestivalcultural. Serão quatro atrações por dia: 13h, 16h e 20h, no YouTube, e 14h30, no Instagram. 

O projeto do Asè Festival Cultural é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.