Aluno e professores de Psicologia do Imes publicam artigo em revista científica

Trabalho teve objetivo de demonstrar questões psíquicas relacionadas à pandemia

Aluno e professores de Psicologia do Imes publicam artigo em revista científica

Foto: Arquivo O REGIONAL -

Da Reportagem Local
Publicado em 15/10/2021

O aluno de Psicologia do Instituto Municipal de Ensino Superior - Imes Catanduva Thomaz Soubhia Neto publicou recentemente artigo na revista Brazilian Journal of Development, avaliada pela Capes como Qualis Capes 2019 B2.

O artigo tem como título 'Covid-19: Alternando a vida das pessoas em diversos âmbitos', e está no volume 7, número 10 (revista online, e pode ser acessado em https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/37167).

A pesquisa foi realizada juntamente com os professores do Imes Fernando Luís Macedo e Adriana Pagan Tonon, e com os colaboradores de outras faculdades, Edilson Carlos Caritá, Gabriela Barbosa Pegoraro, Silvia Sidneia da Silva e Thainara Pagan Tonon.

No resumo do artigo os autores destacam que “a pandemia da covid-19 trouxe enormes dificuldades em várias áreas, como a economia, a educação, a saúde pública e as relações interpessoais, o que ocasionou a potencialização de vários transtornos mentais, como os obsessivos e ansiosos, o de estresse pós-traumático, a depressão e a ansiedade. Neste contexto, o objetivo do artigo é demonstrar as questões psíquicas referentes à ansiedade e à depressão que afligem os indivíduos durante a pandemia da covid-19. A metodologia utilizada é um estudo de revisão da literatura de caráter descritivo-exploratório”.

O Brazilian Journal of Development é uma publicação mensal cujo objetivo é difundir o conhecimento na área do desenvolvimento por meio publicação de artigos científicos que apresentem contribuições originais, tanto de natureza empírica quanto teórica.