'Mês das Crianças' tem programação especial no Sesc Catanduva

Projeto reúne diversas atividades de variadas linguagens e formatos 

'Mês das Crianças' tem programação especial no Sesc Catanduva

Foto: DIVULGAÇÃO - Pedagoga realizará oficina sobre brinquedos não estruturados, minimundos e como aguçar a curiosidade das crianças

Da Reportagem Local
Publicada em 03/10/2021

O Sesc Catanduva realiza de 2 a 29 de outubro o projeto 'Ciranda Cirandinha' em formato digital. As atividades destinadas ao público infantil estarão disponíveis nas redes sociais da instituição e em plataformas de reuniões virtuais. A proposta é disponibilizar ações do universo lúdico infantil de diversas linguagens e formatos.

Não somente as crianças, mas todos os familiares presentes nas plataformas digitais, poderão participar do projeto, que contempla oficinas criativas, vivências e atividades culturais variadas. 

A programação, iniciada ontem, dia 2, com bate-papo sobre filmes do Festival ComKids, terá sequência com Cirandas, no dia 12, em que a artista Genifer Gerhardt propõe olhares sobre o brincar, o poder transformador da brincadeira para a infância e sua conexão entre as pessoas.

Em formato de vídeo-poema curto, explora a possibilidade de expressão artística que os tempos pandêmicos apresentaram es convida a observar as sutilezas e perspectivas do cotidiano. A transmissão será pelo Facebook, Instagram e Youtube do Sesc Catanduva.

Depois, no dia 15, das 10h às 10h15, haverá o espetáculo Conhecendo o Ilusionismo, com o ilusionista Kadu, ao vivo no Instagram @sesccatanduva.

Diversas oficinas criativas compõem o projeto. Os sons da casa, oficina de musicalização para bebês e crianças ministrada pela arte-educadora Ester Colabone, será realizada de 9 a 23 de outubro pela plataforma Zoom Meet. As inscrições estão abertas e devem ser feitas no link https://forms.office.com/r/WZ7PRL0Bg1.

As demais oficinas são 'Tecidos para Brincar', que utiliza, de forma lúdica e divertida o tecido na rotina de brincadeiras; 'Minimundos e brinquedos não estruturados', na qual a pedagoga e professora Vera Duarte abordará sobre brinquedos não estruturados, minimundos e como aguçar a curiosidade das crianças; 'Brincando com Objetos: Caixa de desenho 3D',  a partir da coleta de diferentes materiais existentes em casa, os participantes tem a oportunidade de explorar suas características e relações e construir uma 'Caixa de desenho 3D' para criar divertidos desenhos em 3 dimensões.; e 'Gambiarrinha: Brinquedos criativos', oficina de construção de brinquedos com uso de objetos descartáveis com a proposta de estimular criatividade, a imaginação, a viabilidade e a conscientização.   

A atividade 'Conhecendo as Bonecas Abayomis' fecha a agenda no dia 29. Carol Damiá conta as histórias da origem das bonecas e ensina as crianças a confeccionarem de uma forma muito divertida. Abayomis são bonecas feitas com retalhos de tecidos, sem costura e sem cola, e foram desenvolvidas por Lena Martins, maranhense, artista e militante do Movimento de Mulheres Negras.

A programação completa do projeto ‘Ciranda Cirandinha’, com datas, horários e plataformas de transmissão, pode ser vista nas redes sociais do Sesc Catanduva.