< Back

Sebrae oferece cursos gratuitos via aplicativo para pequenos produtores rurais

Novas capacitações podem ser realizadas pelo Whatsapp ou Telegram

Image-empty-state_edited_edited_edited.p

Foto: DIVULGAÇÃO - Novos cursos voltados para o Agronegócio têm 2 horas cada

Da Reportagem Local
Publicado em 28/09/2021

Os empreendedores que lideram pequenos negócios rurais e querem aprender mais sobre gestão, associativismo e cooperativismo ou têm dúvidas sobre como formalizar sua propriedade podem fazer gratuitamente os novos cursos do Sebrae, oferecidos por meio do Whatsapp e Telegram.

As capacitações podem ser feitas a qualquer momento pelo celular, possuem fácil acesso e permitem uma aprendizagem rápida por meio de troca de mensagens com um assistente virtual. Os conteúdos são disponibilizados por meio de vídeos, podcasts e infográficos, bem como arquivos em PDF para baixar e acessar quando quiser.

O gerente de Soluções do Sebrae, Diego Demétrio, explica que o desenvolvimento dos cursos inclui tecnologia robusta e o uso de recursos de inteligência artificial. Ele destaca que os novos cursos disponibilizados foram aprimorados para oferecer ainda mais rapidez na aprendizagem.

“Outra novidade dos novos cursos é que incluímos o uso de botões do tipo 'quick play' para melhorar a interação com os usuários e a experiência de navegação na plataforma . Ao invés de digitar uma mensagem para avançar no curso ou responder questionamentos do chatbot, são oferecidas opções para cliques, o que torna os cursos ainda mais dinâmicos”, ressaltou.

Os novos cursos voltados para o segmento do Agronegócio possuem carga horária de 2 horas cada. Antes de começá-los, o empreendedor recebe um vídeo explicativo sobre como será a jornada de aprendizagem e como a capacitação vai funcionar.

No curso 'Associativismo e cooperativismo: a união faz a força', o empreendedor irá aprender sobre os principais aspectos que envolvem esses modelos de colaboração para a agricultura familiar, as possibilidades de atuação no mercado, como funciona uma cooperativa e o passo a passo para registrá-la, entre outros assuntos. Ao final da capacitação, é oferecido um e-book completo para download.

Já o curso 'Formalização da propriedade rural: por onde começar?' auxilia o proprietário rural a formalizar a propriedade e profissionalizar a gestão. Entre os temas abordados estão como fazer para cadastrar o imóvel rural, como obter o CNPJ rural, o que fazer se alguma informação estiver atualizada etc. Ao finalizar os módulos, o aluno recebe um material com referência e indicação de sites para consulta sobre como acessar benefícios do governo, como o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura).

O terceiro curso oferecido é o 'A gestão da propriedade rural por um novo ponto de vista'. Nele, o produtor rural vai aprender como identificar seus clientes e planejar a sua cadeia produtiva para aumentar o lucro do negócio familiar, além de receber informações sobre como participar de programas governamentais como o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Atualmente, o Sebrae oferece 33 cursos para acesso pelo Whatsapp e Telegram. Todos têm certificado com verificação de autenticidade e são 100% gratuitos. Ao concluir o curso, o documento é emitido em até 1 hora e entregue direto pelo próprio app. Para conhecer os cursos online disponíveis pelo Whatsapp e Telegram, basta acessar o site sebrae.com.br.