< Back

Procon alerta para cuidados contra fraudes durante as compras da Black Friday

Consumidor deve ficar atento sobretudo para não cair em golpes na internet

Image-empty-state_edited_edited_edited.p

Foto: ARQUIVO PESSOAL - Diretor do Procon ressalta a importância de verificar a origem do site com pesquisas em portais de verificação

Da Reportagem Local
Publicado em 04/11/2021

Oficialmente, a Black Friday será no dia 26 de novembro, mas a maioria dos sites de vendas já oferece descontos para os consumidores em praticamente todos os setores varejistas.

Diante da grande oferta, é necessário redobrar a atenção para não cair em fraudes e golpes, como alerta o diretor do Procon Rio Preto, Jean Dornelas.

“Os golpistas aproveitam esse momento em função de uma facilidade maior de aplicar os golpes. Isso ocorre porque existem muitos descontos verdadeiros nos preços habituais dos produtos, e induz o consumidor a acreditar nas ofertas falsas disponíveis em sites fraudulentos”, explica.

Ele afirma que a melhor forma de evitar prejuízos com golpistas é prestigiar o comércio local. “Com a compra física, além de incentivar o comércio do Calçadão, dos shoppings e do comerciante do seu bairro, o consumidor sai com o produto na mão e com a vantagem de experimentar o produto da compra, no caso de roupas e calçados, ou de testar eletroeletrônicos e eletrodomésticos.”

Para os consumidores que optarem pela compra on-line, o diretor do Procon cita o direito de arrependimento, que prevê o prazo de sete dias para o consumidor devolver ou trocar o produto.

Além disso, ele ressalta a importância de verificar a origem do site com pesquisas em portais de verificação, como o 'ReclameAqui' – que oferecem um histórico de qualidade no atendimento com base em depoimentos de outros consumidores.

 “É sempre mais seguro o comprador escolher um site de uma empresa conhecida e consolidada no mercado. A atenção precisa ser redobrada.”

 Black Friday

Criada oficialmente em 1941, nos Estados Unidos, por influência de grandes promoções realizadas por redes varejistas canadenses, a Black Friday acontece tradicionalmente após o feriado norte-americano de Ação de Graças (quarta quinta-feira de novembro).

Em regra, enormes filas se formam na frente das lojas e muitos consumidores pernoitam na rua para conseguir produtos com descontos que podem chegar a 90%.

Ao longo dos últimos dez anos, essa tradição migrou para as vendas on-line, e o período de duração das promoções foi dilatado para todo o mês de novembro.