< Back

PRF apreende carga de pneus importados de forma ilegal

Caminhoneiro tentou despistar os policiais alegando que carregamento era de pneus usados

Image-empty-state_edited_edited_edited.p

Foto: DIVULGAÇÃO/PRF - No meio da carga de carcaças, foram misturados pneus novos e seminovos de origem estrangeira

Da Reportagem Local
Publicado em 11/10/2021

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, às 11h21 deste domingo, 10, uma carga de carcaças de pneus usados, durante uma abordagem no km 63 da BR 153, em Rio Preto.

Durante abordagem, o condutor de um caminhão Mercedes Benz/L1313, placas de Cascavel (PR), disse que transportava carcaças de pneus usados para serem recauchutados em Araxá (MG).

Ao vistoriarem a carga, os policiais identificaram que havia pneus novos e seminovos, importados de países como China, Romênia e Slováquia.

Diante dos fatos, o veículo e seu condutor foram encaminhados à Polícia Federal rio-pretense, para apuração dos crimes de contrabando e poluição ambiental.

"A importação de pneus usados é proibida, com base no artigo 70 do Decreto Federal 6.514 de 22/07/2008, que estabelece multa de R$ 400 por unidade. A mesma punição é aplicada a quem comercializa, transporta, armazena, guarda ou mantém em depósito pneu usado ou reformado, importado nessas condições", informou a PRF, em nota.

Ainda segundo a corporação, "os pneus importados ilegalmente são reformados e vendidos clandestinamente no varejo por valores inferiores aos de mercado. Por terem uma vida útil curta, são descartados de forma irregular e causam danos à saúde pública e ao meio ambiente".