< Back

Miguel e Helena lideram ranking dos nomes mais registrados no país em 2021

Miguel teve 28,3 mil e Helena 21,8 mil registros nos cartórios brasileiros

Image-empty-state_edited_edited_edited.p

Foto: ARQUIVO PESSOAL - Pais de Helena contam sobre escolha do nome, o favorito em 2021

Myllaynne Lima
Da Reportagem Local
Publicado em 01/01/2022

Os nomes mais queridinhos das mamães e dos papais em 2021 foram Miguel, com 28,3 mil registros, e Helena, que contabilizou 21,8 mil registros. Os dados são da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) e o ranking é elaborado a partir da base de dados dos 7.658 Cartórios de Registro Civil, presentes nas 5.570 cidades brasileiras.

A professora Priscila Zancheta, de 25 anos, conta que a gravidez do pequeno Miguel, de seis meses, foi planejada. “No meio da pandemia senti minha primeira filha Manuela muito sozinha, foi quando senti a necessidade de ter outro bebê. Foi uma gravidez tranquila, Miguel sempre foi um bebê grande e mexia muito durante a gravidez. Ele nasceu no dia 29 de junho, adiantou três dias, veio no dia mais frio do ano e nasceu com 3,425 kg e 49cm.”

A escolha do nome também não foi por acaso, o significado e a popularidade impulsionaram a decisão. “Desde minha primeira gestação sempre pensei nesse nome. No primeiro momento, ele estava em alta na época e sempre tive uma ligação com Miguel. Quando resolvemos ter o segundo filho, a certeza que seria Miguel se fosse menino continuou ainda mais forte, pois há mais de um ano frequento as missas de São Miguel Arcanjo, e pude ter o privilégio de conhecer um pouco mais da história dele. Hoje meu filho se chama Miguel por ele. Como sempre digo, ele é meu anjo Miguel.”

A agente técnica administrativa Ana Carolina Borghi Nassar, de 28 anos, mãe da Helena, de quatro meses, conta que o nascimento da filha foi o presente do ano. “Minha gestação foi planejada e graças a Deus foi super tranquila. Ela nasceu no dia 9 de agosto. A Helena foi nosso presente de 2021.”

Ana Carolina relata que a escolha do nome foi uma sugestão do pai. “Na verdade, o nome Helena foi sugerido pelo papai e eu adorei. O nome Helena significa iluminada e realmente ela veio para iluminar nossas vidas. Quando escolhemos esse nome, nem imaginamos que seria o nome de menina mais usado, é um nome lindo e acho legal estar no topo nacional.”