< Back

Laudo de Fauna Silvestre revela mapeamento de animais silvestres no município

Iniciativa é fundamental para o equilíbrio ecológico da região

Image-empty-state_edited_edited_edited.p

Foto; DIVULGAÇÃO - Armadilhas fotográficas e de pegada foram instaladas em pontos estratégicos

Da Reportagem Local

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, está desenvolvendo o Laudo de Fauna Silvestre. A experiência inédita para Catanduva é feita em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente, o COMMA, e teve início em julho, com o diagnóstico dos mamíferos de médio e grande porte nos trechos florestais das áreas rurais.

O intuito é identificar os animais silvestres existentes nos fragmentos de vegetação nativa do município. “A proposta é mapear e monitorar as espécies para elaboração de um plano de ação para prevenção de atropelamentos e situações de risco à vida desses animais”, destaca a secretária de Meio Ambiente, Júlia Cassiano Wayego.

Armadilhas fotográficas e de pegada foram instaladas em pontos estratégicos para o estudo que pretende, através de ações como sinalização específica, materiais informativos educativos e reflorestamento de áreas de preservação permanente - APP, auxiliar para a preservação e continuidade de espécies identificadas.

A iniciativa é fundamental para o equilíbrio ecológico da região. Animais como Lobo-Guará, Gato do Mato, Onça Parda, capivara, quati, cotia, gambá de orelha branca e paca foram identificados na ação.