< Back

Jornalista participou do lançamento da primeira edição colorida em 1995

Edição a cores era feita somente aos domingos com fotos escolhidas 3 dias antes

Image-empty-state_edited_edited_edited.p

Foto: ARQUIVO PESSOAL - Jornalista atuou na redação de O Regional em duas oportunidades

Guilherme Gandini
Editor-Chefe
Publicado em 07/10/2021

O pioneirismo tecnológico foi uma das marcas da história do Jornal O Regional. O lançamento da primeira edição colorida foi um desses episódios, a partir da aquisição de uma impressora importada em 1995. O jornalista Richard Casal, atual secretário municipal de Administração, estava na redação do matutino, na época, e lembra da expectativa em torno da novidade.

“Muito jovem ainda, tive a honra de participar do lançamento da primeira edição colorida de O Regional, que era feita somente aos domingos. Naquela época, o saudoso e visionário Dr. Gerson Gabas inovou e adquiriu uma mega impressora colorida importada. Dava um trabalhão, pois tínhamos que escolher as fotos coloridas da capa e contracapa de domingo com 3 dias de antecedência. Era necessário deixar uma manchete pronta. Tempo difícil, onde não havia internet, mas a satisfação era diária, com a grande venda de jornais nas bancas e uma avalanche de comentários nas rádios e nas ruas. Fui de repórter até editor-chefe”, recorda.

Casal se diz se sentir honrado por ter ajudado a escrever a história do jornal. “Bons tempos e muito aprendizado ao lado de jornalistas consagrados como Joselino Gonçalves, Lobão, Jurandyr Bueno e muitos outros”, diz o jornalista, que voltou a trabalhar em O Regional numa segunda oportunidade, no ano de 2003, como editor de política e responsável pela coluna Peneira Fina. “Tenho ótimas lembranças da equipe, das reportagens de interesse coletivo que ajudaram muita gente e também das polêmicas. Sempre primamos pela verdade.”

O profissional enaltece o marco de 50 anos e parabeniza a direção de O Regional pelo aniversário. “Parabéns jornal O Regional pelos 50 anos de atividades ininterruptas. Cinco décadas de informação para Catanduva e região. O Regional foi mais que uma escola em minha carreira, foi uma faculdade de pós-graduação. Minha saudação especial aos proprietários, Rodrigo e dona Marina Gabas, meus amigos e padrinhos. Graças a essa família guerreira, Catanduva mantém um jornal de qualidade por 50 anos.”