< Back

Incêndios tomam conta da região e umidade do ar chega a 18% no final de semana

Índice despencou para 18% na tarde de sábado, por volta das 15 horas

Image-empty-state_edited_edited_edited.p

Foto: Grupo Rebelato - Chamas consumiram ônibus de turismo na estrada entre Catanduva e Elisiário

Guilherme Gandini
Editor-Chefe

As altas temperaturas fizeram as chamas se espalharem por Catanduva e região no final de semana. Os dias de fumaça intenso derrubaram os índices pluviométricos e de qualidade do ar. No domingo, um grande incêndio destruiu pastos, lavouras e áreas de preservação nas proximidades de Caputira, assustando os moradores.

De acordo com levantamento feito pela reportagem do Jornal O Regional junto à Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, a umidade relativa do ar despencou para 18% na tarde de sábado, por volta das 15 horas. O índice ficou a tarde toda, das 13h às 18h, abaixo dos 20% - percentual considerado prejudicial para a saúde.

Os números do domingo foram bem semelhantes, com a umidade oscilando de 22% ao meio-dia para 20% às quatro da tarde.

Na data, a qualidade do ar em Catanduva foi considerada “Ruim” pelo órgão ambiental, igualando-se a Araraquara, Rio Claro e Santa Gertrudes. Nessa categoria, o índice medido pela Cetesb oscila de 81 a 120: Catanduva registrou 88. A demais regiões do interior paulista ficaram com qualidade moderada, à exceção de Ribeirão Preto – nível “Muito Ruim” (194).

FOCOS

As equipes de reportagem de O Regional registraram e receberam registros em foto e vídeo de focos de incêndio em diversos pontos da cidade, demonstrando que a estiagem castiga a vegetação. As imagens podem ser conferidas nas redes sociais do jornal.

ÔNIBUS

Além dos incêndios, um ônibus de turismo pegou fogo na manhã de segunda-feira, dia 6, em frente ao condomínio Estância Bela Vista, entre Catanduva e Elisiário. Equipes do Grupo Rebelato, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, usina e Prefeitura de Elisiário ajudaram.