< Back

Guarda Civil Municipal trabalha com escala extra no período das compras natalinas

Polícia Militar também reforçou ação ostensiva em locais com aglomeração de pessoas

Image-empty-state_edited_edited_edited.p

FOTO: DIVULGAÇÃO/GCM - GCM terá efetivo maior nas ruas para aumentar segurança

Guilherme Gandini
Editor-Chefe
Publicado em 10/12/2021

Com o objetivo de coibir a criminalidade, a Guarda Civil Municipal (GCM) está realizando um trabalho diferenciado neste final de ano, em especial nas áreas onde há comércio aberto no horário noturno. As escalas foram alteradas e o efetivo ampliado.

“A equipe da Guarda terá um efetivo maior, pois chamaremos o pessoal de folga. Há esse sacrifício do pessoal. Teremos uma escala extra para que seja direcionada uma equipe completa apenas para as áreas de grande movimentação do pessoal”, explica o comandante Cláudio Pereira.

O objetivo, segundo ele, é favorecer de forma direta toda a população catanduvense “que queira entrar no centro, fazer sua compra e ficar despreocupado”. Por isso, o reforço será direcionado às praças centrais e também ao comércio da rua 15 de Novembro.

O comandante reforça que a intenção é evitar furtos de motos, pequenos furtos em lojas e assaltos. “Nosso objetivo é esse, trazer mais segurança a quem está frequentando todo o comércio”.

O trabalho da GCM, durante as festividades de final de ano, ainda envolverá escoltas das apresentações culturais programadas pela Prefeitura, como os carros antigos, motoclubes e do próprio Papai Noel.

“A população ao ver o guarda, um indivíduo fardado, sente mais segurança e se sente à vontade para nos procurar, seja para buscar informação ou para resolver algum tipo de problema”, completa.

POLÍCIA MILITAR

A PM de Catanduva também reforçou o policiamento ostensivo nos locais com grande concentração de pessoas, devido ao período de compras natalinas. Segundo as informações do 30º Batalhão da Polícia Militar do Interior, o policiamento está sendo intensificado pelas equipes da Força Tática, Rocam e Dejen, além dos policiais que já atuam na área comercial.

O reforço é feito no horário de funcionamento dos estabelecimentos até o dia 24 de dezembro.

DICAS DE SEGURANÇA

Entre as orientações da Polícia Militar para prevenir crimes estão: evite abrir sua carteira em público, tenha dinheiro separado para pequenas despesas e, de preferência, faça compras com cartões bancários; cuide de seus objetos pessoais; bolsas e sacolas devem ser transportadas junto à frente do corpo; desconfie de empurrões; e não perca as crianças de vista.