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Golpe por SMS citando a operadora Vivo espalha-se pela região no fim de semana

Especialista orienta a verificar destinatário antes de qualquer pagamento

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Foto: ARQUIVO PESSOAL - Advogada orienta a ligar imediatamente para o banco e registrar boletim de ocorrência em caso de golpe

Guilherme Gandini
Editor-Chefe

Moradores de Catanduva e região receberam mensagens em SMS, no final de semana, com suposto desconto concedido pela operadora de telefonia Vivo. O volume de disparo causou espanto e as reclamações espalharam-se pelas redes sociais.

“Vivo Informa: Parabéns por ganhar esse Super Desconto, pague sua fatura com desconto no valor de R$ 59,90 via Pix”, dizia uma das mensagens, seguido por um número de CNPJ e a validade da suposta promoção – 19 de julho.

Questionada, a Vivo informou que não envia mensagens de promoções e descontos via SMS e não recebe pagamentos via PIX. “A orientação aos clientes é que desconsiderem a mensagem”, afirmou a empresa.

Para a advogada Eduarda Chaves, especialista em contratos e LGPD, sócia da Chaves & Ramos Sociedade de Advogados, é essencial verificar os dados do destinatário.

“Os golpistas estão cada vez mais espertos e, com o avanço da tecnologia, há também o avanço nos golpes e nas modalidades de estelionato. O importante é verificar os dados da conta destinatária e principalmente não efetuar transações em redes públicas de internet", orienta.

Ela diz que outra dica importante é estabelecer um limite para as transações pela internet. “A responsabilidade passa a ser compartilhada com o banco, que será obrigado a conferir se a transação foi autorizada pelo titular da conta. Caso caia no golpe, ligue imediatamente para o banco e faça um boletim de ocorrência."