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Energisa recupera 192 mil Kwh de energia na região de Catanduva

Quantidade refere-se a irregularidades como ligações clandestinas e intervenções ilegais

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Foto: Energisa - Na lista das ligações clandestinas e intervenções nos medidores estavam estabelecimentos comerciais, imóveis residenciais rurais e urbanos

Da Reportagem Local

Mais de 192 mil kWh (quilowatt-hora) de energia elétrica recuperados. Essa é a quantidade de energia que foi extraviada por meio de ligações clandestinas e intervenções ilegais no sistema de distribuição de energia elétrica, nos 15 municípios da região de Catanduva atendidos pela Energisa Sul-Sudeste. As irregularidades foram identificadas ao longo do primeiro semestre, causando prejuízos e, principalmente, colocando em risco a segurança da população.

A quantidade de energia recuperada é suficiente para abastecer 961 famílias, com consumo médio de 200 kWh, durante um mês.

O gerente de Serviços Comerciais da Energisa Sul-Sudeste, Dalessandro Luis Mafei, explica que o furto de energia, conhecido como gato, é o ato de desviar ou puxar energia da rede elétrica, sem o conhecimento e a autorização da concessionária responsável e sem qualquer tipo de registro da energia consumida.

Já a fraude consiste na manipulação dos equipamentos de medição, com o objetivo de reduzir ou “zerar” o faturamento efetivo de uma unidade de consumo.

Ambos configuram crime, conforme previsto no Código Penal Brasileiro, com pena que varia de um a cinco anos de prisão. Além disso, quem realiza tais procedimentos coloca em risco a própria vida e a de terceiros, podendo sofrer um choque elétrico e ainda causar a interrupção no fornecimento de energia para outros clientes.

“A rede elétrica é planejada para atender os clientes regulares e cadastrados nos sistemas da companhia. Os furtos e fraudes na rede impactam na qualidade do fornecimento de energia elétrica, na arrecadação de impostos e na receita da empresa, o que compromete os investimentos em melhorias e serviços. Consequentemente, onera todos os clientes que pagam a conta em dia”, acrescenta Dalessandro.

Fiscalização

Para identificar as irregularidades, a Energisa Sul-Sudeste realiza inspeções periódicas com o apoio de tecnologias como drones, verifica denúncias de fraudes e analisa as situações em que as unidades consumidoras apresentam grandes variações de consumo.

Constatada a irregularidade, além de registrar Boletim de Ocorrência, a concessionária tem como cobrar os valores retroativos referentes ao período em que a pessoa usou a energia, mas não pagou, conforme prevê a Resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica. O fornecimento de energia também é interrompido como medida de segurança.

“A população, que é prejudicada por essas práticas, tem papel fundamental no combate a esses crimes, e pode ajudar denunciando pelos nossos canais de atendimento. A identidade de quem denuncia é mantida em total anonimato”, reforça Dalessandro.

A denúncia pode ser feita pelo Call Center 0800 70 10 326 (ligação gratuita) ou pelo site www.energisa.com.br na aba Serviços Online > Mais Serviços > Denuncie Furto de Energia.