< Back

Empresária ressalta importância da mulher no mundo dos negócios

Data incentiva o protagonismo das mulheres na criação de seus próprios negócios

Image-empty-state_edited_edited_edited.p

Foto: ARQUIVO PESSOAL - Empresária fala sobre motivação, desafios e a importância da mulher no mundo do empreendedorismo

Myllaynne Lima
Da Reportagem Local
Publicado em 20/11/2021

Foi comemorado na sexta-feira, 19 de novembro, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, data que celebra e incentiva o protagonismo das mulheres na criação e comando de seus próprios negócios.

No Brasil, o contingente de mulheres empreendedoras endossa a importância do dia comemorativo. Elas são mais de 30 milhões, em um universo de 52 milhões de empreendedores, segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), principal pesquisa sobre empreendedorismo do mundo, feitas em parceria com o SEBRAE.

O Jornal O Regional entrevistou a empresária catanduvense Vanessa Bernardi Leite, que fundou a sua primeira loja de roupas, em 2008. Além de empreendedora, Vanessa é a atual presidente do Conselho da Mulher Empresária de Catanduva.

Vanessa relembra o que a motivou abrir o próprio negócio e os desafios enfrentados durante a pandemia. “Comecei minha loja no ano de 2008, após trabalhar sete anos no comércio como colaboradora. Descobri que a moda e o atendimento ao público eram e sempre foi a minha maior paixão. Muitos foram os desafios enfrentados nesta pandemia, porém o lockdown foi o fator mais difícil entre todos. Porque, mesmo com as portas fechadas do estabelecimento, continuamos recebendo as cobranças das despesas fixas e impostos.”

A empresária ressalta a importância da mulher no mundo do empreendedorismo. “O empreendedorismo feminino reduz as diferenças de oportunidades de ascensão de carreira entre homens e mulheres, favorecendo a diversidade de negócios no mundo. Além disso, promove o crescimento econômico, melhora a condição de vida das pessoas, gera mais empregos e com isso promove o aumento de renda da população”, afirma.

SOBRE A DATA

O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino foi criado em 2014 pela Organização das Nações Unidas (ONU) em uma iniciativa liderada pela ONU Mulheres, que ficou a cargo de reunir mais de 150 países, empresas e instituições em busca de apoio a esse público e contra a desigualdade salarial no ambiente corporativo.