< Back

Despesas extras de início de ano podem afetar a vida financeira ao longo dos meses

Docente do Senac Catanduva passa dicas sobre planejamento financeiro para 2022

Image-empty-state_edited_edited_edited.p

Foto: DIVULGAÇÃO - Docente do Senac, Cyro José Martins sugere planejamento de forma prévia

Da Reportagem Local
Publicado em 19/12/2021

Todo início de ano é a mesma história. Além das contas mensais, como energia elétrica, água, condomínio, aluguel ou mensalidade da casa e gastos básicos do dia a dia, temos algumas contas extras, como IPTU, IPVA, Licenciamento de Veículo, material escolar para quem tem filhos, despesas com matrícula de escola, etc.

“Os gastos com o início de ano não são poucos e podem afetar diretamente o orçamento familiar provocando muitas vezes um endividamento que vai se arrastar ao longo do ano com altas taxas de juros cobradas todo mês. Sabendo que esses gastos vão ocorrer é fundamental se planejar com antecedência ao longo do ano”, afirma Cyro José Martins, docente da área de gestão e negócios do Senac Catanduva.

A importância do planejamento ficou ainda mais evidente nos últimos anos, tanto para pessoas físicas quanto para as empresas, pois, diante de possíveis crises, é preciso garantir alguma reserva de caixa para que todas as obrigações sejam respeitadas.

Por isso, para Martins, é essencial que as pessoas comecem a planejar sua vida financeira para o próximo ano logo em dezembro, assim elas estarão mais preparadas para lidar com possíveis contratempos.

Diante dessa necessidade, o docente separou algumas dicas importantes sobre planejamento financeiro para 2022:

1. Defina seus objetivos: estabeleça passo a passo o que deseja alcançar e quais os caminhos para se atingir esse objetivo;

2. Construa seu orçamento: participe com a família na construção do orçamento anual, com os valores para os gastos, investimentos e fonte de receita;

3. Ajuste seu padrão de vida ao orçamento: mude os hábitos de vida e aprenda a diferenciar o desejo da necessidade;

4. Acompanhe o orçamento: coloque na ponta do lápis todo mês os gastos, investimentos, as entradas de caixa e estude com a família as conquistas e os pontos de melhoria;

5. Negocie: não tenha medo de pechinchar melhores preços na hora de comprar e, caso tenha dívidas, busque condições para reduzir os juros e aumentar os prazos.

Para conhecer mais sobre o Senac Catanduva e os cursos oferecidos na unidade, basta acessar o Portal Senac: https://www.sp.senac.br/senac-catanduva. A instituição fica localizada na rua Santos, 300, na Vila Rodrigues.