< Back

Decoração de Natal: seus enfeites luminosos estão instalados com segurança?  

Energisa alerta que improvisos podem causar acidentes e desperdício de energia

Image-empty-state_edited_edited_edited.p

Foto: DIVULGAÇÃO - Conduta irregular muito comum é o uso de 'Ts' para ligar vários equipamentos

Da Reportagem Local
Publicado em 06/12/2021

Já deu as boas-vindas à época mais iluminada do ano, decorando a sua casa com enfeites criativos, árvore colorida e pisca-pisca? Seja qual for o seu investimento, para que a decoração de Natal traga, de fato, alegria é indispensável que esteja instalada com segurança.   

Conforme a coordenadora de Saúde e Segurança da Energisa Sul-Sudeste, Juliana Volpi Favaretto, quando se trata de iluminação, improvisos de extensões e compartilhamento de tomadas podem causar acidentes, além de potencializar o desperdício de energia elétrica. 

“O primeiro passo é escolher produtos de qualidade e com certificação do Inmetro. Basta observar nas embalagens todas as informações de segurança, indicações de potência, referência de tensão e instruções de uso”, orienta.

Além disso, os equipamentos elétricos não devem ficar próximos a materiais inflamáveis como papel, papelão, tecido, isopor, madeira ou plástico. 

“As luzes devem ser instaladas de modo que não haja possibilidade de contato com esses materiais citados. O alerta vale ainda para os enfeites em áreas externas. Isso porque, estando sob os efeitos da chuva, do sol e do vento, pode haver um desgaste dos fios aumentando os riscos de acidentes”, lembra Juliana.  

Se a ideia é aproveitar enfeites de anos anteriores, deve-se analisar se os fios estão ressecados, descascados ou rompidos. Outra conduta irregular repetida por muitas pessoas é o uso de 'Ts' para ligar vários equipamentos em uma mesma tomada. Essa prática pode resultar em uma sobrecarga de energia ou aquecimento da fiação, tomadas, pinos e conexões.