< Back

Dados do Infosiga apontam queda de 2% nos acidentes com vítima em Catanduva

Foram dez ocorrências a menos, passando de 491 para 481

Image-empty-state_edited_edited_edited.p

Foto: DIVULGAÇÃO - Redução do número de acidentes não refletiu em queda de mortes

Myllaynne Lima
Da Reportagem Local

De acordo com os novos dados do Infosiga SP, sistema do Governo do Estado gerenciado pelo programa Respeito à Vida e Detran.SP, Catanduva teve queda de 2% nos acidentes com vítimas fatais em agosto, em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Foram registradas 10 ocorrências a menos, passando de 491 fatalidades em agosto de 2020 para 481 no mês passado. O painel também apresenta que não houve alteração no número de óbitos: foram três mortes no trânsito em agosto deste ano e do ano anterior.

Os números mais recentes do Infosiga apontam redução de 6,5% nos óbitos no trânsito do Estado no comparativo entre agosto de 2020 e agosto de 2021. No mês passado, foram 419 mortes, contra 448 no mesmo mês do ano passado, uma diminuição de 29 casos.

Entre os modais, o que teve maior queda na comparação foi o de automóveis, com redução de 16,8% de mortes, seguido de motocicletas (queda de 12,9%) e bicicletas (7,7%). O único modal que registrou aumento de óbitos no período foi o de pedestres: acréscimo de 11,2%.

No acumulado de janeiro a agosto, comparando-se 2020 e 2021, houve acréscimo de 2,4% de óbitos de trânsito no Estado de São Paulo, de 3.121 para 3197 casos, em especial como consequência dos altos índices de isolamento sociais verificados no ano passado.

ILUMINAÇÃO

Estudos indicam forte redução de mortalidade em trechos urbanos de rodovias que foram iluminadas. Em um deles, que reuniu resultados de 50 pesquisas referentes ao impacto sobre os acidentes da iluminação em vias previamente não iluminadas, concluiu pela redução de 60% em acidentes fatais nessas áreas.