< Back

Consumidores afirmam que lojas físicas fidelizam melhor que lojas online

77% dos brasileiros admitem ter ficado decepcionados com marcas ou lojas favoritas

Image-empty-state_edited_edited_edited.p

Foto: DIVULGAÇÃO - 42% dos consumidores brasileiros afirmam que ir direto às lojas físicas é garantia de satisfação

Da Reportagem Local

A fidelização de clientes vai além de conseguir com que eles façam compras recorrentes, já que tem como principal objetivo a sua satisfação. Um cliente feliz (ou irritado) vai gritar aos quatro ventos sua experiência e vai deixar um comentário/review sobre isso, seja nas redes sociais ou para amigos e família. Um ato que, inevitavelmente, afetará a batalha constante para conquistar novos clientes.

De acordo com pesquisa realizada pelo Tiendeo, empresa líder em ofertas e promoções, 77% dos brasileiros admitem ter ficado decepcionados com uma de suas marcas ou lojas favoritas por não atender às suas expectativas.

Do ponto de vista dos consumidores, o reembolso das compras que fizerem é a forma mais eficaz de conquistá-los, conforme afirmam 41% das pessoas que participaram da pesquisa. Descontos em produtos ou atividades de entretenimento como shows, eventos esportivos ou acesso VIP a experiências exclusivas motivam de forma especial a 30% dos entrevistados.

A plataforma revela outra descoberta importante: no auge do e-commerce, apenas 14% são a favor do frete grátis contra 13% dos consumidores que continuam em busca das melhores promoções. Finalmente, apenas 2% escolheram os prêmios como uma forma útil de fidelidade.

A correta aplicação dessas ações de fidelização deve se basear no canal e nas características de cada categoria. Assim, 42% dos consumidores brasileiros afirmam que ir direto às lojas físicas é garantia de satisfação, pois sabem melhor do que ninguém como merecer sua fidelidade.

Outros 25% dos entrevistados consideram que nas lojas online encontram bons motivos para se manterem fiéis e 33% reconhecem o esforço realizado por ambos os canais com ações de fidelização.