< Back

Como se destacar em uma entrevista de emprego?

Especialista dá dicas para quem vai participar de processos seletivos

Image-empty-state_edited_edited_edited.p

Foto: DIVULGAÇÃO - Currículo objetivo e organizado aumenta as chances de sucesso, diz especialista da Anhanguera

Da Reportagem Local
Publicado em 06/11/2021

Com a proximidade do final do ano e a expectativa de abertura de 500 vagas temporárias de emprego em Catanduva, como revelou reportagem do Jornal O Regional, as empresas já começam a buscar profissionais que atendam suas necessidades. No país, devem ser criados 565 mil postos de trabalho, segundo a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem).

O coordenador do curso de Gestão de Recursos Humanos da Anhanguera, Ricardo Saad, explica que, para aproveitar melhor as oportunidades de entrevista que surgem nesse período, o profissional deve pesquisar o perfil das empresas. "É considerado um diferencial quando o candidato demonstra que conhece o ramo de atuação e os objetivos da empresa", explica.

O especialista indica evitar, durante as seleções, frases feitas ou clichês - como por exemplo, dizer que trabalhar na empresa é o sonho do profissional. "Ao invés disso, aproveite a oportunidade para destacar de que forma suas experiências anteriores podem contribuir com os objetivos de negócio da firma."

O candidato deve ter em mente, ainda, que com a retomada econômica muitas empresas poderão vir a efetivar os funcionários temporários. "Toda chance de emprego, mesmo de uma vaga temporária, deve ser encarada como uma grande oportunidade para mostrar suas melhores habilidades e todo o seu potencial", acrescenta.

DICAS IMPORTANTES

Para auxiliar quem busca uma nova oportunidade, o professor elencou seis dicas importantes de como obter destaque nos processos seletivos. A primeira se refere às redes sociais, vitrines que permitem buscar oportunidades para o desenvolvimento profissional e o tão sonhado "emprego dos sonhos". Para isso, diz Saad, é preciso manter perfil profissional alinhado às tendências de mercado e atualizado nas plataformas como Instagram, Facebook e LinkedIn.

Quanto ao preparo do CV, o currículo vitae: “Um currículo bem objetivo e organizado gera curiosidade por parte do empregador e aumenta as chances de sucesso. Colocar as habilidades e os conhecimentos em destaque vai ajudar a chamar a atenção do recrutador”, orienta.

A terceira dica é o cadastramento do CV em sites de recrutamento. “Com o currículo já pronto, é interessante cadastrar nos principais sites de seleção da sua região e em sites de recrutamento nacionais. Lembre-se: só quem é visto, é lembrado. Preencha todas as questões e não deixe, em nenhum momento, de atualizar seu status nas plataformas em que se inscreveu.”

A próxima recomendação de Saad está ligada ao desenvolvimento de habilidades comportamentais, as chamadas soft skills, que remetem à inteligência emocional, trabalho em equipe, resiliência para lidar com problemas e soluções no espaço de trabalho. São questões que, segundo ele, podem ser diferenciais na hora de conquistar a vaga.

Por fim, a preparação profissional e especializações. “O ideal é realizar um teste profissional para seguir o que está mais próximo de suas competências individuais. É importante, neste momento, buscar ajuda profissional com um especialista em Recursos Humanos ou Psicologia”, diz. E completa. “Engana-se quem imagina que pode fazer tudo em qualquer área. Escolha um ramo de atuação e se especialize. Assim, você será o melhor na sua área de atuação e não faltará trabalho. Lembre-se de que o mercado está cheio de profissionais medianos, portanto seja o profissional excelente. Quanto mais apropriação você mostrar sobre dado assunto, maiores serão as oportunidades no mercado de trabalho.”

Segundo o professor, depois de aprovado o profissional deve se lembrar de que não existe tarefa pequena. "Por menor que pareça a atividade que lhe foi passada, realize sempre da melhor maneira possível. Essa atitude é um diferencial para abrir a portas do crescimento dentro de qualquer empresa", conclui.