< Back

Comerciantes estão confiantes com retomada das vendas, dizem lideranças

Presidente do Sincomercio pede que o consumidor valorize e prestigie comércio local

Image-empty-state_edited_edited_edited.p

Foto: O REGIONAL - Após lockdown, comerciantes apostam no retorno dos consumidores para alavancarem as vendas

Da Reportagem Local

Líderes do setor comercial e empresarial de Catanduva afirmam que o segmento está otimista com a retomada das atividades após o lockdown. Eles dizem que o resultado de pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que revelou crescimento da confiança do comerciante no País, também pode ser constatado na cidade.

“Conversando com os empresários do comércio de Catanduva, eles estão mais animados, principalmente agora com a abertura maior do comércio, a maioria voltou a ter um sentimento mais confiante”, avalia o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE), Marcos Escobar. “Inclusive empresários de bares e restaurantes que estão retomando suas atividades”.

Para Escobar, o comerciante que se adaptou às vendas online está com o nível de satisfação ainda mais elevado. “No geral, é um ambiente melhor, as pessoas estão trabalhando e voltando a negociar”, resume, ponderando que ainda há falta de mercadorias em vários segmentos.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Catanduva, o Sincomercio, Ivo Pinfildi Júnior, compartilha da visão. “A expectativa é das maiores, respaldada pela necessidade e esperança que o comerciante tem de que as coisas venham a melhorar. A volta do público às suas fazendo suas compras, melhorando a economia da cidade – impulsionada pelo nosso comércio.”

Ele ressalta o estímulo dado pela própria entidade com a campanha “Embarque nessa Viagem – Celebre a Vida”, totalmente gratuita para os comerciantes participantes associados ao sindicato. “Isso está em vigor para a próxima campanha, para o Dia dos Pais, o consumidor já pode procurar as lojas participantes e nas compras acima de R$ 50 pedir o seu cupom”, orienta.

O sindicalista pede ainda que o consumidor valorize o comércio local. “Catanduva tem um comércio forte, atuante, moderno que está a sua espera para atendê-lo. Compre aqui porque o dinheiro é reinvestido aqui em Catanduva, tanto através dos próprios comerciantes como também através da Prefeitura, já que um percentual da nota fiscal retorna à Prefeitura.”

ÍNDICES

A confiança do comerciante brasileiro subiu pela segunda vez consecutiva em julho, de acordo com o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

“O indicador seguiu ascendendo em ritmo forte, com avanço de 11,7% em relação ao mês anterior, chegou a 107,8 pontos e voltou para a zona de satisfação, o que não acontecia desde março. Em comparação com julho de 2020, o crescimento foi ainda maior: 55,6%”, informou.

De acordo com a pesquisa, o resultado renovou a tendência otimista verificada em junho, quando o Icec registrou crescimento de 12,2% e encerrou período de cinco quedas seguidas. “O índice passou a refletir o alento das expectativas dos comerciantes quanto à evolução das medidas de estabilização econômica”, disse, em nota, o presidente da CNC, José Roberto Tadros.