< Back

Colegião faz programação especial para celebrar Dia de Nossa Senhora do Calvário

Católicos homenageiam uma das figuras da Mãe de Cristo: Nossa Senhora das Dores

Image-empty-state_edited_edited_edited.p

Foto: DIVULGAÇÃO - Para celebrar a data, o Colegião realizou uma programação especial

Myllaynne Lima
Da Reportagem Local

O Dia de Nossa Senhora das Dores é comemorado nesta quarta-feira, 15. Os católicos homenageiam neste dia uma das figuras de Nossa Senhora, a Mãe de Cristo, também conhecida como Nossa Senhora do Calvário. É considerada a padroeira do Colegião Catanduva.

A professora Christiany Gil Maraldi escreveu uma mensagem em celebração à data. “Há quase nove décadas, no alto do Higienópolis, na aconchegante Capela do Colegião, lá está ela: Nossa Senhora do Calvário. Quem adentra aquele Santuário, já se sente acolhido e abençoado por Ela. Mãe que acolhe não só seus filhos catanduvenses, como também toda a região. Quem já não se sentiu protegido sob o seu manto sagrado? Várias gerações que por ali passaram. Quantos pedidos feitos! Quantas graças alcançadas! Quantos momentos de intimidade foram selados pela fé em seu altar! Quantos olhos se voltaram para o alto em sua direção, nos momentos de maior aflição! Quantos corações foram acalentados no colo de uma mãe! Mãe que zela, que cuida, que intercede por todos nós!”

Na mensagem, Christiany destaca ainda que durante o atual cenário de pandemia, Nossa Senhora das Dores tem ajudado os fiéis a demonstrarem outros gestos de amor.

“Vivemos tempos difíceis, onde a vida nos colocou distantes um do outro. Onde a ausência do abraço físico tornou-se um grande gesto de amor. Mesmo assim, aprendemos a nos abraçar de outras formas: com o olhar sereno, com o coração generoso, com gestos de carinho e com o amor que transborda de nossa alma. Gestos como estes que aprendemos com Nossa Senhora do Calvário, que mesmo diante do sofrimento da morte de seu filho Jesus, venceu a dor da perda no silêncio do seu coração e na esperança da ressurreição. Que não percamos a fé Naquela que se manteve de pé diante do Calvário. Que sejamos gratos a Ela por sua infinita bondade em nos atender nos momentos mais difíceis de nossas vidas! Mãe que acolhe a todos, sem distinção de raça ou de cor. Mãe que cuida da sua casa com todo carinho: o Colegião! Hoje, dia 15 de setembro, não é apenas mais um dia em nosso calendário, é um dia mais que especial, onde firmamos a nossa fé. A Capela do Colegião estará sempre de portas abertas, esperando por cada um de vocês, não só no dia de hoje, mas por todos os dias vindouros. E ao entrar na Capela, sinta-se envolvido pelo amor de Jesus, que a oferecer a vida por todos os homens, ofereceu uma Mãe, a Sua, que se tornou assim também, a nossa Mãe.”

Para celebrar a data, o Colegião realizou uma programação especial. Logo pela manhã, às 7h10, houve abertura do Dia de Nossa Senhora do Calvário com oração dos alunos no pátio; às 7h30, foi realizada missa festiva com os alunos do Ensino Médio.

A programação incluiu visitação dos alunos à Capela, rezando dezena do terço, das 8h30 às 10h30 e das 13h30 às 16 horas. A Capela ficou aberta para visitação de pais e da comunidade das 11h às 13h30. A celebração foi encerrada com queima dos pedidos a Virgem do Calvário.

Todos os protocolos sanitários contra a Covid-19 foram seguidos, tais como uso obrigatório de máscara de proteção, disponibilização de álcool em gel e distanciamento social.