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Cinco em cada dez PMEs sofreram com aumento da inadimplência de seus clientes na pandemia

Especialista diz que é preciso ter boas estratégias para a concessão do crédito

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Foto: DIVULGAÇÃO - Inadimplência se tornou realidade para 21% das micro, pequenas e médias empresas

Da Reportagem Local

Pesquisa especial da Serasa Experian, feita em junho de 2021, revelou que cinco em cada dez micro, pequenas e médias empresas brasileiras identificaram crescimento da inadimplência de seus clientes (consumidores e empresas) na pandemia. Desses empreendedores, 45,2% calcularam que o aumento na falta de pagamento foi de mais de 50% no período.

Na pesquisa realizada em junho, entre as PMEs que sentiram o aumento da inadimplência da clientela, o comércio se destacou, relatando crescimento de 52,7%. Na visão por regiões, o Nordeste apareceu na liderança, com alta de 51,8%, resultado acima da média nacional.

O levantamento também mostrou que, antes da pandemia, 66,8% das empresas de menor porte costumavam cobrar as dívidas em aberto presencialmente. Agora, a estratégia que elas preferem para tentar recuperar a dívida é por meio de carta ou telefone (52,1%), seguido pelas plataformas digitais (13,2%).

De acordo com o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas e Identidade Digital da Serasa Experian, Cleber Genero, é fundamental que as empresas invistam em métodos eficientes para recuperar o dinheiro e manter o fluxo de caixa equilibrado.

“É um momento muito delicado para todos, mas é importante que os empreendedores continuem mantendo contato com seus clientes inadimplentes, pois essa aproximação muitas vezes facilita o recebimento das contas evitando prejuízos aos negócios. Sabemos que é bastante desafiador estabelecer um processo de cobrança funcional, no entanto, conhecer a carteira de clientes e o melhor canal de contato de acordo com o perfil de cada um é a forma mais adequada de começar”, diz Genero.

Além disso, segundo o executivo, também é essencial pensar no passo anterior, ou seja, ter boas estratégias no momento da concessão do crédito para identificar com mais segurança a probabilidade de pagamento de determinado cliente, evitando problemas e prejuízos financeiros aos negócios. Ferramentas disponíveis no mercado, como o Score 2.0 da Serasa Experian, ajudam a tornar a concessão de crédito mais eficiente e assertiva.

A pesquisa da Serasa Experian mostrou ainda que, por conta dos desafios da pandemia, a inadimplência se tornou realidade para 21% das micro, pequenas e médias empresas.

Foram entrevistados executivos de 505 micro, pequenas e médias empresas em todo o país, que atendem consumidores, empresas ou os dois públicos. Participaram representantes dos segmentos de Serviços, Comércio Varejista, Comércio Atacadista e Indústria. O levantamento foi feito em junho de 2021.