< Back

Catanduva é encoberta por nova tempestade de poeira no domingo

Fenômeno, chamado de Haboob, teve cerca de 10 minutos de duração

Image-empty-state_edited_edited_edited.p

Foto: REPRODUÇÃO - Nuvem de poeira atingiu Catanduva na tarde de domingo

Da Reportagem Local
Publicado em 05/10/2021

O céu de Catanduva e das cidades da região voltou a ser tomado por densa tempestade de poeira, com ventos fortes, na tarde do último domingo, dia 3. O fenômeno, chamado de Haboob, teve cerca de 10 minutos de duração. É o terceiro episódio ocorrido recentemente na região.

Conforme registro da Estação Automática de Monitoramento do Ar da Cetesb em Catanduva, os ventos chegaram a 33 km/h na faixa das 17 horas. Em todo o dia anterior, o máximo foi de 14 km/h.

Na sexta-feira, dia 1º, o fenômeno atingiu áreas do interior de São Paulo. Um homem, 42 anos, morreu em Tupã, após ser atingido por um muro que caiu com a força do vento.

Outras três pessoas morreram ao serem envolvidas pela nuvem de fumaça e fogo que se levantou quando o temporal atingiu um pasto em chamas, em Santo Antônio do Aracanguá, perto de Araçatuba. As chamas também mataram cerca de 80 cabeças de gado da fazenda.

De acordo com os meteorologistas, as tempestades de areia se formam, normalmente, durante o período de transição da estação mais seca, que foi o inverno, para a estação mais úmida, que tende a ser entre o período de primavera e verão – a situação é agravada pela falta de chuva.