< Back

Campanha para troca de óleo de cozinha arrecada mais de 7 mil litros em Marapoama

Quatro litros de óleo usados são trocados por uma garrafa com 900ml de óleo novo

Image-empty-state_edited_edited_edited.p

Foto: DIVULGAÇÃO - Somente em novembro, 534 litros de óleo de cozinha foram arrecadados

Da Reportagem Local
Publicado em 21/12/2021

A campanha para troca de óleo de cozinha usado por óleo novo, desenvolvida pela Prefeitura de Marapoama, através do Setor de Meio Ambiente, completou 3 anos e meio. No período, 7.853 litros de óleo de cozinha usados foram arrecadados e tiveram o seu descarte de forma correta. Somente no mês de novembro de 2021, 534 litros de óleo de cozinha foram coletados.

De acordo com o setor, com um litro de óleo é possível contaminar um milhão de litros de água, impedindo a troca de oxigênio e matando plantas, peixes e microrganismos. Se jogado na pia, o óleo danifica a instalação hidráulica e entope tubulações, obstruindo galerias de esgotos e bocas de lobo, além de impermeabilizar o solo, contribuindo para as enchentes.

“Uma vez acondicionado e recolhido de maneira adequada, o óleo de cozinha utilizado pode ter diversos fins, como por exemplo, (produção de) sabão, detergente e farinha básica para ração animal e biodiesel”, destaca Sonia Scaldelai, responsável pelo Setor de Meio Ambiente.

A campanha ‘Troque seu óleo de cozinha usado por óleo novo’ tem o objetivo de retirar o óleo usado, através da troca de cada quatro litros de óleo usados por uma garrafa com 900ml de óleo novo. O ponto de troca é a própria na Prefeitura, na rua XV de Novembro, 141.