< Back

Bispo de Catanduva faz nove transferências de padres entre paróquias e reorganiza Diocese

Padre Rosinei assumirá o Seminário depois de anos de estudo em Roma

Image-empty-state_edited_edited_edited.p

Foto: DIVULGAÇÃO - Bispo Dom Valdir valoriza caráter missionário do clero

Guilherme Gandini
Editor-Chefe

A Cúria Diocesana de Catanduva anunciou nomeações e transferências definidas pelo bispo Dom Valdir Mamede no clero local. As mudanças nas paróquias serão implementadas nos meses de novembro e dezembro, e englobam párocos, administradores paroquiais e vigário paroquial. Também haverá novidades na Cúria Diocesana e na atividade de Formação Sacerdotal.

“O serviço pastoral exige dinamicidade, sobretudo em tempos tão difíceis como os atuais. Procuramos responder de forma adequada a esses desafios que nos provocam, daí a mobilidade no quadro operacional e de serviços das paróquias se faz tão importante. O objetivo é buscar sempre o melhor atendimento à comunidade”, declarou Dom Valdir.

Nas paróquias, foram estipuladas nove modificações pontuais em uma estrutura da Diocese que é composta por 17 municípios e 33 igrejas. As nomeações são feitas pelo período de seis anos, com foco na qualidade. “É necessário que cada paróquia seja bem atendida e as pessoas que ali congregam tenham uma oferta de serviços segundo suas próprias exigências.”

O religioso disse considerar importante que as pessoas se desloquem para que o serviço de qualidade possa ser prestado em outros lugares. Há também, segundo ele, preocupação com o caráter de missionaridade – o padre precisa estar pronto para ir aonde houver necessidade.

Entre as mudanças mais substanciais, o bispo cita a chegada do padre Rosinei Pezzini ao Seminário, depois de período de estudo em Roma. Ele acompanhará os seminaristas e atuará na preparação dos futuros padres. Outra alteração foi motivada pela morte do padre Renan Larocca, de 28 anos, vítima da Covid-19, que estava à frente da Paróquia São Benedito.

Em nota oficial, Dom Valdir Mamede ainda agradeceu de modo especial ao padre Antony Athikalam pelos trabalhos pastorais paroquiais realizados em favor da Diocese, “augurando-lhe vida longa e com saúde, a fim de gozar da merecida emeritude.”

NOMEAÇÕES

- Nomeação para a Cúria Diocesana, a ser implementada em 1º de fevereiro de 2022 - Vice-Chanceler: Padre Willian Galani Mascaro.

- Nomeações para a Formação Sacerdotal, a ser implementada em 1º de fevereiro de 2022 - Pe. Rosinei Aparecido Pezzini: Reitor e Pe. Tales Eduardo Gasparini: Responsável pela etapa do Propedêutico.

- Nomeações de Párocos, Administradores Paroquiais e Vigário Paroquial, a serem implementadas em novembro e dezembro de 2021 - Pe. José Carlos Garcia de Souza (Pároco da Paróquia São Benedito - Catanduva), Pe. Edson Roberto Morettin (Pároco da Paróquia Santo Antônio - Pindorama), Pe. Felício Donizeti Anúncio (Pároco da Paróquia Santo Expedito - Catanduva), Pe. Ronaldo de Jesus Pedrete (Vigário Paroquial da Paróquia São José - Itajobi), Pe. Valdemir Donizeti Muriel (Pároco da Paróquia São João Batista - Roberto), Pe. Weisller Jefferson dos Santos (Adm. Paroquial da Paróquia Im. Conceição - Elisiário), Pe. Tales Eduardo Gasparini (Adm. Paroquial da Paróquia São Paulo Apóstolo - Catanduva), Pe. Jorge Aparecido da Silva (Pároco na Paróquia São Sebastião - Ibirá) e Pe. Willian Galani Mascaro (Pároco da Paróquia Santo Antônio - Catanduva).