< Back

'Dia D' reforça ações de inclusão para o mercado de trabalho

Atividades ficaram concentradas na Coordenadoria de Inclusão Social

Image-empty-state_edited_edited_edited.p

Foto: PREFEITURA DE CATANDUVA - Programação teve como foco a qualificação e oferta de vagas de trabalho

Da Reportagem Local

A Coordenadoria de Inclusão Social de Catanduva promoveu nesta terça-feira, 21, o chamado 'Dia D' da Empregabilidade, voltado às Pessoas com Deficiência. A programação foi realizada em sua sede, das 8h às 12h, para marcar o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. O intuito é capacitar e encaminhar esse público para o mercado de trabalho.

As pessoas com deficiência que prestigiaram o evento puderam entregar o currículo em mãos para empresas parceiras: Unimed, Fundação Padre Albino, Usina Cofco, Cocam, Proença Supermercados, Matilat, Citrosuco, Usina Colombo, Senac e Sebrae. Quem não levou currículo, pode fazer na hora. Um computador e uma atendente ficaram disponíveis para auxiliarem na formatação.

 A oficina 'Como se preparar para o mercado de trabalho e preparação de currículos', das 8h30 às 9h30, ficou por conta da Cofco Internacional. Além da palestra, a usina apresentou aos participantes o seu projeto de inclusão 'Eficiente assim como você'.

O Proença Supermercados ofereceu o minicurso 'Capacitação básica para empacotador de mercadorias para pessoas com deficiência intelectual', das 10h às 12h.

Já a Secretaria de Desenvolvimento, em parceria com o Senac e Sebrae, passou orientações sobre abertura de empresa e acesso ao crédito. Também está previsto um curso de empreendedorismo direcionado às pessoas com deficiência, no dia 5 de outubro.

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) esteve presente orientando as pessoas com deficiência a respeito da carteira de trabalho digital e como acessar e utilizar os serviços do SINE de um jeito rápido e simples, por meio do aplicativo.

Já o Senac disponibilizou dois palestrantes: Gustavo Centurion Stuchi, agente técnico administrativo que fez palestra motivacional sobre sua própria experiência de vida, das 10h às 11h, e a docente Lauanda Hernandes Sader Joaquim, psicóloga e pedagoga com MBA em Gestão de Pessoas pela FGV, com palestra sobre elaboração de currículo, das 9h30 às 10 horas.

Neste dia, a Secretaria de Assistência Social orientou as pessoas com deficiência a respeito dos serviços prestados. A Secretária de Trânsito e Transportes Urbanos (STU) também participou, das 9h às 10h, para esclarecer dúvidas sobre a emissão das credenciais para o estacionamento de pessoas com deficiência e a respeito da gratuidade do transporte urbano.